Mitó recordar è viver

Mitó recordar è viver
"ele estará onde se jogar futebol"

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Homenagem a Mitó


Em mês de Natal recordamos a homenagem feita a "Mitó" , precisamente no mês de Dezembro mas em 1971.
No Campo Estrela Mitó foi homenageado num Torneio em que participaram as equipas do Lusitano, Juventude, Portalegrense e Vasco da Gama.
O vencedor do Torneio foi o Vasco da Gama de Sines, 2º classificado o Lusitano, 3º Juventude e 4º Portalegrense.
Um Torneio que hoje recordamos em tempo de quadra natalicia, em que Mitó como rezam as crónicas se emocionou.
Recordações de um dia importante para Mitó.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mitó nos Juniores

"Mitó" trabalhou como treinador em diversos Clubes, e apesar de se ter evidenciado com formações seniores, também passou pelo futebol juvenil. Foi no Lusitano que "Mitó" treinador a equipa de Juniores que está na foto.
A formação verde e branca avançava com passos seguros rumo ao futuro e alguns dos atletas desta equipa chegaram mesmo aos seniores.
Mais uma faceta de Mitó, trabalhar na formação.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

"Tempos" de goleadas

Em 10/12/1979 o Juventude militava na 2ª divisão nacional de futebol e Mitó era o treinador. No jogo em casa (Estádio Sanches de Miranda) a equipa eborense goleava o Atlético Clube de Portugal por 5-1. No Juventude , equipa treinada por Mitó jogavam vários atletas que eram referências a nível Nacional, Bolota (jogou na 1ª liga),Modas e Pedro Paulo pontificavam, numa equipa onde estava em fim de carreira o Brasileiro Fernando Sousa. Mitó orientava uma equipa em tempo de goleadas no Campeonato Nacional da 2ª divisão.

domingo, 29 de setembro de 2013

No dia em que faria 73 anos "Mitó" vive nos que o recordam

29 de Setembro,se fosse vivo Mitó faria 73 anos. Entre aqueles que o recordam a sua memória prevalece, e o atleta,treinador,  Pai, Esposo, Avô e Amigo não é esquecido.
Hoje nesta foto a recordação de Mitó fica bem presente, Pai e Filho equipados a rigor com um Estádio cheio e um relvado onde se ia jogar uma partida de futebol..
O tempo passa mas as recordações ficam.
Mitó continua entre nós enquanto for recordado.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Quim fala de Mitó

 Jogou no União de Montemor e foi capitão de equipa, uma referência para o Clube, foi treinado por Mitó e transcrevemos hoje as suas palavras :

É  um constatar de situações. E não ajudei MITÓ. Colaborei sempre "incondicionalmente" com "ELE", porque o justificava e o merecia...Foi para mim um professor, um conselheiro, um "IRMÂO" mais velho.. O"CHICO MITÒ" era o nosso líder incontestado . Eu, como a maior parte dos jogadores dessa altura no Lusitano, tinha 19 anos e muita ingenuidade e inocência. . Quantas vezes ele se impôs durante os jogos perante os nossos adversários, que nos queriam intimidar fisicamente..."ELE" fisicamente não era grande, mas era um "GRANDE HOMEM"! Tive a honra e o orgulho de ter privado com "ELE", e sempre que calha lá estou eu a falar do "MITÒ" como exemplo e referência de alguém que deixou em mim marcas muito fortes , boas e profundas, que se vão perpetuar enquanto eu existir.... Aquele abraço


Com Mitó a treinador no GUS com a companhia de Quim.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vitória na Madeira com "dedo" de Mitó




Em 1977, o Juventude jogava para os lugares cimeiros da 2ª divisão , a equipa eborense deslocava-se ao Estádio dos Barreiros no Funchal ( onde curiosamente o Benfica perdeu este fim de semana com o Marítimo). 
O Marítimo era então líder isolado na competição com 28 pontos e Mitó, montou a sua equipa para fazer uma surpresa, o que veio a acontecer.
O Marítimo tinha posse de bola , mas o Juventude respondia com contra ataques venenosos.
Lição de cátedra assim definiu o reporter a forma como Mitó montou a teia que deu a vitória.
Bons Velhos Tempos. 



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Foto com história

Mitó começou cedo a jogar futebol e foi no Lusitano Ginásio Clube que atingiu o seu melhor. Nesta foto um dos seus primeiros jogos. Balizas com os postes em formato de barras, guarda redes com equipamento à época, e botas que nesse tempo faziam a diferença. Na foto Mitó com o olhar no horizonte, encostado ao poste e mãos nos quadris. Sorriso feliz . Vale a pena recordar !..

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

"Mitó" treinador em Olhão

"Mitó" como já abordado em outras crónicas foi treinador de várias equipas do Distrito de Évora. Em 1979, treinou o Juventude onde com uma boa equipa conseguiu resultados muito interessantes. No caso que a foto documenta (um extracto do Jornal "A Bola"),  Mitó conduziu a formação azul e branca a um empate no Campo Padinha, em Olhão. Um resultado que interessava aos eborenses. Na equipa do Juventude pontificavam vários jogadores que acabaram por alinhar em equipas da 1ª divisão Nacional como ; Gomes, Modas, Galhofas, e Bolota. Estávamos em Novembro de 1979.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sporting no Campo Estrela

Em tempos de 1ª Divisão o Campo Estrela recebia grandes equipas e jogadores e as lotações esgotadas aconteciam na grande parte dos jogos.
Esta foto tirada nos tempos áureos dos verde e brancos com "Mitó" atento aos acontecimentos (1º da esquerda), documenta a luta e entrega das equipas em Campo.
Do Sporting reconhecem-se Osvaldo Silva e Augusto.
Memórias de um jogo do Campeonato maior, a escassos dias do inicio desta competição.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Equipa 1965/66


Equipa do Lusitano 1965/66 onde Mitó era o capitão de equipa . Para além de Mitó reconhecem-se na foto  Zé Pedro , Vital e Falé entre outros jogadores .

domingo, 23 de junho de 2013

Mitó faleceu há três anos

Três anos volvidos sobre o falecimento de Mitó no dia 24 de Junho, recordamos mais uma vez a sua passagem pela vida com esta imagem bem elucidativa.
Este "cromo" retirado do blogue do Lusitano, apresentava Mitó na caderneta de cromos com o número 102. Foi na temporada 1963/64.  O jogador era nessa altura conhecido por todos os campos do País.
O tempo passa depressa e ainda ontem Mitó estava entre nós, distribuindo, simpatia, amor, compreensão e respirando sempre futebol.
Mitó continua no entanto presente, recordado aqui neste espaço e no coração dos seus familiares que não se esquecem da sua passagem por esta vida.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Hoje como em 1965

29 de Julho de 1965, o Lusitano fazia a sua digressão por Angola e defrontava um misto de Benguela com vantagem em campo da equipa eborense. Antes do encontro se iniciar, Mitó trocava galhardetes com Peyroteo (os dois capitães), era o 7º jogo da digressão do Lusitano.
Já em 1965 se repetiam algumas das peripécias que hoje são comuns em grande parte dos Clubes, os reforços de jogadores, quem fica e quem sai dos plantéis , as massas associativas a quererem saber quem compõe a equipa.
No Jornal da época apareciam espelhadas as preocupações dos sócios do Lusitano sobre os jogadores que integrariam o plantel 1965/66, e surgia a questão se Angola poderia ser fonte de novos atletas para os eborenses.
Curiosidades à parte, os jogadores cumpriam a sua missão, jogavam , representavam uma região e um País, com Mitó como um dos Embaixadores , mão na mão com outro embaixador do Futebol ; "Peyroteo".
 Foi em 1965.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Em 1977

Em 1977 as moradias em Monte Gordo, valiam de 900 a 2.500 contos. E em Évora o Juventude jogava para subir à Divisão Maior do Futebol Português.
No plantel azul e branco jogavam entre outros Modas (jogou na 1ª divisão no Ginásio de Alcobaça), José Luis (no FCPorto), Lelo (Ginásio de Alcobaça 1ª divisão), Peres (internacional por Portugal que jogou no Sporting), Jerónimo (Estoril).
O treinador era MITÓ, no jogo de que reza esta crónica o Juventude recebeu o Nacional da Madeira, empatou 2-2, mas a supremacia foi eborense.
Foi um jogo de grande intensidade com o Nacional a entrar a ganhar mas com o Juventude a dar a "cambalhota" com golos de Arnaldo José e José Luis.
MITÓ no banco esteve sempre activo dando instruções à sua equipa. O Juventude era então uma equipa que impunha respeito aos seus adversários.
No tempo em que as casas em Monte Gordo valiam 900 contos !...

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mitó e as viagens


Nas suas muitas deslocações na carreira de futebolista e treinador Mitó ficou em várias unidades hoteleiras, para estágios e também para jogos em que era necessário viajar de véspera.
Mitó guardou alguns dos recortes de locais onde pernoitou, hoje no Blogue trazemos á memória alguns desses locais.

terça-feira, 23 de abril de 2013

"ELES SUBIRAM"



Equipa que subiu dao Campeonato Nacional da 2ª Divisão 72/73. 
Esta foto com Mitó na equipa aparece neste Blogue numa altura em que nos mais diversos Campeonatos e Escalões se decidem os vencedores da temporada 2012/13.
Autor da foto , Carlos Tojo, um mestre da fotografia infelizmente já falecido.
Nesta foto para além de Mitó muitos nomes conhecidos, Leonildo Vilanova o treinador, Henrique Costa o massagista das mãos de ouro, Gomes um guarda redes de inegável categoria, Teixeira, Duro, Libório, Janota entre outros.
Olhando atentamente, muitos são homens do Alentejo formados nos Clubes eborenses que apesar disso não deixaram de chegar na frente nos respectivos Campeonatos.
Outros tempos, outras vontades, para recordar !..
Equipas que se preocupavam com o todo e não com pormenores sem importância e sem interesse. O grande objectivo era vencer e esta equipa vencia em Campo, onde afinal está a verdade do jogo.

domingo, 7 de abril de 2013

O Inicio de Tudo

Tudo tem um inicio e a carreira de Mitó não fugiu à regra. A história poderia começar como tantas outras ; há muito muito tempo... "Mitó" jogou nos Salesianos de Évora , aí começou o amor pelo futebol. No dia em que foi tirada esta foto, com um bola de "catchum" e uma mini taça (um verdadeira pérola pelo seu valor sentimental -o símbolo do triunfo), estariam muito longe as mentes dos captados pela objectiva do fotografo, que o último da direita em cima (1 dos que não estão equipados) iria seguir uma carreira acima da média no futebol português. Jogador na 1ª divisão, internacional por Portugal e treinador.
Mitó lá estava com um olhar atento e tranquilo, talvez nesse dia lhe tenha passado pela cabeça que o futebol era o seu grande amor e que a sua vida seria completada com a paixão pelo jogo.
Memórias do inicio de tudo, há muito muito tempo...

terça-feira, 2 de abril de 2013

Mitó nota máxima em Olhão

Numa altura em que o Olhanense passa por dificuldades financeiras na Liga Zon Sagres, recordamos um jogo frente ao Lusitano de Évora em que a equipa algarvia venceu por 1-0.
Nesse encontro em que Mitó marcou presença como titular, o jornalista da Bola pontuou Mitó com nota 2 , a mais alta atribuida a todos os que entraram em campo.
Tempos em que o Lusitano jogava no principal Campeonato Português, e em que um Alentejano (Mitó) era o Melhor em Campo.


domingo, 10 de março de 2013

O esboço para a convocatória


Mitó foi chamado para ser o treinador da Selecção Sénior da Associação de Futebol . Tudo era preparado com observações, com o conhecimento que tinha das capacidades dos jogadores dos quais tinha sido inclusive em alguns casos colega de equipa.
No caso deste documento escrito pelo "punho" de Mitó cá estão os nomes dos 16 escolhidos, 6 do Lusitano , 6 do Juventude, 2 do União de Montemor e + 2 individuais.
Notas que deram origem à convocatória oficial de mais um jogo da Selecção de Évora.


quarta-feira, 6 de março de 2013

"Mitó" numa grande equipa do Juventude


Em 1975/76 "Mitó" como jogador integrou um grande equipa do Juventude de Évora. Nesta foto publicada no jornal A Bola e que gentilmente nos foi enviada por Jorge Queiroz um excelente jogador (2º em baixo da esq. para a direita), pontificavam grandes atletas treinados por Du Fialho.
Mitó é o 1º em cima, e curiosamente o autor desta foto foi Inácio Martinho uma referência como fotografo na Cidade de Évora.
Muitos,  felizmente ainda estão entre nós (Modas, Ricardo, Gomes, Du Fialho, Zé Luis, Queiroz), outros já partiram como é o caso de Mitó, no entanto as recordações não desaparecem, recordar é viver.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mitó - Treinador - Taça


Mitó foi sempre um treinador que gostou de ver as suas equipas dar espectáculo, com futebol ofensivo e de olhos postos nas balizas adversárias. Talvez por isso as suas equipas apresentaram bons resultados na Prova Rainha do Futebol Português (Taça de Portugal). A treinar o Juventude , Mitó jogou com grandes equipas de Portugal como por exemplo o Vitória de Guimarães.
Em 14/11/1977 o Jornal A Bola falava assim da 2ª eliminatória da Taça de Portugal com o Juventude a golear o Alcanenense por 6-0. Mitó era o treinador.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O que escrevem sobre Mitó

Rui Teigão foi um dos muitos atletas que MITÓ treinou. Vamos ler o que escreveu recentemente num post no Facebook ;

"...Rui escreveu: "eu assino por baixo fui treinado por ele (Mitó) e tive treinadores como J. Cardoso, Manuel Barbosa, Mário Reis, Zoran Filipovic enão ficava a dever a nenhum deles antes pelo contrário, mas o Mitó fez bem em deixar a bola para os que entendem de bola aqui em Évora e são muitos ou seja 98 por cento nem sabe pôr a bola salta. um braço eterno ele sabe o quanto eu o admirava"
.."

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mitó sempre recordado

Já no mês de Janeiro de 2013 o Jornal Record publicava um interessante artigo em que o Lusitano aparecia referenciado. Mitó aparece como figura daqueles que jogaram ao mais alto nível na equipa verde e branca. Vital, Falé, Teotónio, Paixão e José Pedro são outros dos nomes que aparecem neste artigo.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Braçadeira "o símbolo"


Sentir a braçadeira, é sentir a responsabilidade, para quem é "capitão", treinador, médico, massagista, dirigente. É um "simbolo", que identifica e marca quem fazendo parte do espectáculo futebol deve respeitá-lo, e honrar o "nobre" jogo.
"Mitó" foi capitão, e treinador, e a sua braçadeira como técnico ficou com ele e acompanhou-o em muitas jornadas em que viveu grandes momentos e também tardes difíceis , no banco a ajudar a sua equipa a chegar ao melhor resultado possível.
Esta foi uma das suas braçadeiras , que ainda hoje existe e que o seu filho ainda usa em jogos em que está como treinador a orientar as suas equipas.
Mitó sempre "honrou" as suas braçadeiras .

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mitó em entrevista ao Jornal Record


Em Outubro de 1979, Mitó foi "chamado" ao Juventude de Évora para treinar a equipa depois de um começo de época verdadeiramente desastroso com Ângelo como treinador. 
Nesta entrevista ao também já falecido Feliciano Barrancos (correspondente do jornal Record na altura) Mitó falava sobre os objectivos para a temporada onde contava com a experiência de Bolota e do Argentino Alfredo.
Mais uma entrevista muito interessante que recordamos hoje no blogue de Mitó.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Mitó" na Taça Cuca

Já aqui falamos nas saídas de Mitó e do Lusitano por terras longínquas . O Lusitano era muitas vezes cabeça de cartaz. Neste caso em jogo realizado no Estádio da Ferrovia, frente a um misto da Nova Lisboa a equipa eborense apresentou-se com nomes bem conhecidos como ; Falé, Abegoaria, Cordeiro, Teotónio, MITÓ, Vital , Paixão, Morais, José Maria, José Pedro e Vaz.
Tempos áureos , mais uma vez aqui recordados. O Lusitano disputava aqui a Taça "Cuca".